terça-feira, março 25, 2008

Eu atraio...

Mais uma crítica a transportes públicos... ou a quem os utiliza!

A situação foi a seguinte:
Um dia qualquer da semana passada. Linha amarela no sentido do Rato, 8h da manhã. Metro (como qualquer utilizador deste transporte a esta hora conhece) "cheiinho"...
Cidade Universitária: entra uma senhora, com um cabelo bastante volumoso e que até trazia amarrado... o que não impediu o facto de quase se enfiar dentro do meu nariz e só não entrar na boca porque até nem a abri, uma vez que a dita senhora achou por bem entrar meia de lado/costas no metro e encostar-se ali logo à direita, mesmo em cima da porta, o que até não seria assim tão mau se, nesse mesmo lugar não estivesse... EU! Mas vá, como sou uma pessoa compreensiva, disse cá para mim "deixa lá, sabes como é, o metro está cheio, viras a cara para o lado e aguentas um bocadinho, que daqui a uma ou duas estações o metro esvazia um bocadinho e a senhora desvia-se".
Tudo muito bonito, o que nos leva de volta às reticências do 2º parágrafo: metro "cheiinho"......... DURANTE 2 PARAGENS!!! Então, alguém me explique: porque é que, depois da carruagem esvaziar, duas paragens à frente, ficando aquele "quadrado" da zona das portas vazio, apenas com 2 pessoas na outra porta e uma em frente a mim/nós, a senhora não se chegou sequer para a frente?? Depois do metro esvaziar pensei "pronto, a senhora sai na próxima, por isso vai aqui, não há crise, depois já não tens cabelo no nariz", mas quando ela não saiu nessa e nem se mexeu, e para além disso tinha começado a falar ao telefone (duas coisas irritantes: falava para toda a carruagem e tinha o hábito de ir abanando e mexendo a cabeça de um lado para o outro - dão-se alvíssaras a quem adivinhar o efeito de tais gestos no meu nariz), achei que era demais e acabei eu por me desviar para o lado. A senhora? Nem notou que ia ali alguém!!

Nova situação:
Um ou dois dias depois. Autocarro da "carreira", para voltar para casa. Autocarro vazio, não era hora de grande movimento. Sentei-me num lugarzinho sozinha, quietinha no meu canto. Algumas pessoas iam entrando, mas não muitas, havia ainda lugares para qualquer preferência. Entra uma senhora, mira o lugar ao meu lado, senta-se. Tudo bem, apesar de moooooooooontes de lugares vagos. Até a senhora começar a falar com uma amiga/conhecida que ia sentada nos lugares especiais, mais à frente do meu lugar............ 3 filas de lugares VAZIOS à frente. E conversas de doenças e coisas assim (será preciso referir o "bom" português outra vez?). Ao que me comecei a questionar a mim própria porque alguém se senta 3 lugares atrás da pessoa com quem quer falar, se todos os outros estão vazios.

Devo ter um gosto muito bom para escolher lugares em transportes públicos, é isso!

2 comentários:

Susana disse...

Tens é uma pachorra de todo o tamanho! Eu não tinha aguentado metade!! Acho que me dava um súbito ataque de espirros para o cabelo da senhora! Ias a ver se não se desviava!!!

Anónimo disse...

Lol transportes públicos é brutal! Uma vez apanhei uma senhora no metro, linha vermelha, que me confessou estar muito preocupada pois o marido tinha um quisto no rabo lolol... ao que eu perguntei-me "mas o que é que eu tenho a haver com a sua vida??" brutal brutal

:P